A Defesa Civil do município, em parceria com a Secretaria de Obras e Corpo de Bombeiros, promove entre os meses de janeiro e fevereiro um curso de “Brigada de Incêndio” com os servidores municipais.
O projeto envolverá cerca de 300 funcionários de todas as Secretarias em aulas teóricas, que serão realizadas nas dependências do Teatro ‘Merciol Viscardi’, e aulas práticas, que vão acontecer no Almoxarifado Municipal.
O objetivo do curso é proporcionar aos brigadistas conhecimentos básicos sobre prevenção, extinção de princípios de incêndio, além de técnicas de primeiros socorros. Os participantes terão acesso aos conhecimentos sobre o fogo, métodos de extinção, classes de incêndio, aparelhos extintores, hidrantes, gás de cozinha, além de técnicas de primeiros socorros de reanimação cardiopulmonar, entre outros temas.
A capacitação faz parte de uma exigência ao cumprimento das normas do Corpo de Bombeiros para a renovação do alvará de funcionamento das repartições públicas municipais. “O curso vem de encontro às necessidades diárias dos serviços prestados pela Defesa Civil, tendo como primícias ‘Preservar a Vida’. O brigadista tem um papel importante no salvamento de pessoas quando são prestados os primeiros cuidados em atendimentos médicos, de isolamento de áreas e combate a incêndios. Ser brigadista é contribuir com a vida humana, animal e vegetal”, explica o ouvidor municipal e chefe da Defesa Civil, Edmar de Oliveira. |