Começa nesta semana a oitava edição de um dos maiores festivais de palhaços do Brasil e da América Latina, o "8º EuRiso – Encontro Internacional de Palhaços". O evento, que nasceu em Fernandópolis, no interior do estado de São Paulo, ganhou o mundo com a participação de artistas de diversas nacionalidades e, agora, com a participação de espectadores de todo o mundo, com atrações inteiramente on-line e gratuitas.

 As atrações oficiais começam na próxima quarta-feira, dia 1º, e vão até o dia 12 de dezembro, e podem ser acessadas pelo site do evento (www.euriso.com.br) e pelas páginas oficiais do evento no Facebook, YouTube, Instagram e pela plataforma Sympla.

EURISO

Considerado hoje como um dos maiores festivais de palhaços do Brasil e da América Latina, o EuRiso foi idealizado pelo ator e palhaço, Rafael Guerra de Aquino, que até hoje atua como coordenador geral.

O evento surgiu da inquietude de investigar e disseminar a arte do palhaço, em sua essência, com sua primeira edição realizada em 2014, com foco na busca de pensar o riso como uma necessidade humana e característica do palhaço, explorando a força de sua imagem como transmissora dos reais valores humanos.

Ao longo de suas sete edições presenciais e uma edição especial, on-line, o Encontro sediado na cidade de Fernandópolis/SP, já reuniu palhaços de todo o mundo, registrando mais de 392 mil espectadores.

ATRAÇÕES

As atividades do 8º EuRiso começaram antes mesmo de sua abertura oficial, com o pré-evento, formado por capacitações e oficinas voltadas para pedagogos e trabalhadores da rede de assistência social das cidades de Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul.

Como em edições anteriores, o encontro contará também com atividades permanentes, como oficinas livres, ilustrações para colorir disponíveis para download, ações lúdicas e educativas, Festival de Cenas Curtas, Festival de Micro Cenas, Exposição "EuRiso de Todos os Tempos: De Fernandópolis para a rede" (galeria de fotos das edições do encontro) e oficinas de produção voltadas para artistas.

Nesta primeira semana, a programação conta com a Cerimônia de Abertura, a partir das 20h do dia 1º, e com a apresentação do curta metragem "Um show de outro mundo", da Punk Circus. Até o domingo, haverá ainda rodas de conversa, as eliminatórias das OlimPiadas do Riso, entrevistas e três espetáculos. Ao todo, serão 80 atrações, com seis espetáculos, dez oficinas livres e dez atividades formativas. A programação completa está disponível no site do evento (www.euriso.com.br) e nas redes sociais.

REALIZAÇÃO

Produzido de maneira independente, o EuRiso na Rede é uma realização da Mirabolante Companhia em parceria com o Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo, com apoio das prefeituras de Fernandópolis, Jales, Santa Fé do Sul e TV Tem.


Mais sobre Cultura