Rio Preto (SP) e Frutal (MG), distantes cerca de 110 km uma da outra, além de outras cidades da região, foram sacudidas por tremores de terra na manhã desta terça-feira (18). Os abalos sísmicos deixaram a população assustada, especialmente em Frutal, onde foi registrado o maior tremor desde 2015.
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira e o Centro de Sismologia da USP, o primeiro tremor, de magnitude 4.0 mR, ocorreu às 10h08 em Frutal. Minutos depois, às 10h19, um segundo abalo de 3.2 mR foi detectado na mesma região.
Em Rio Preto, moradores de bairros como Higienópolis, Estoril, Cidade Nova e Redentora relataram nas redes sociais ter sentido os tremores. A Defesa Civil da cidade confirmou ter recebido contatos de cidadãos que sentiram os abalos, embora não haja registros de danos estruturais.
O tremor de magnitude 4.0 mR foi o maior já registrado em Frutal desde 2015, segundo dados oficiais. Câmeras de monitoramento da cidade conseguiram flagrar o momento exato em que a terra tremeu, assustando moradores. A Defesa Civil de Frutal informou que, apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Especialistas afirmam que tremores de baixa magnitude como esses são comuns no Brasil e geralmente são causados por movimentações geológicas na crosta terrestre. Desde abril de 2023, a região de Frutal vinha apresentando uma sequência de tremores menores que 3 de magnitude.
Veja o vídeo gravado de um barracão o momento que a terra treme em Frutal/MG.